Eu tive um Berne!

Eu não sou daqueles tipos de pessoas que reclama de tudo e vê problemas em todas as coisas. Bem pelo contrário, eu tento ver sempre algo positivo em uma situação ruim ou menos agradável. Certo, grande coisa! O que isto tem a ver com o título? Calma Daniel-san...

Primeiramente vamos ao conceito do que, na verdade é um Berne - Dermatobia hominis.
Na Argentina, Paraguai e Uruguai é Ura, na Bolívia é boro, na Colômbia é nuche, na Costa Rica é tórsalo, em El Salvador é nuche, no Equador é tupe, na Guatemala é colmoyote, em Honduras é tórsalo, no México é moyocuil, na Nicarágua é tórsalo, no Panamá é nu che, no Peru é mirunta, na Venezuela é gusano de montes ou Gusando de mosquito e nos Estados Unidos é Human Botfly.

Berne é uma larva crescida da Mosca-do-Berne (aquelas Varejeiras que possuem uma cor azul ou azul esverdeado, ambas metálicas). A Varejeira ou Dermatobia hominis, captura um inseto menor ou do mesmo tamanho e deposita os ovos no abdomen do bicho. Este inseto, vai voar e ir nos bichos (boi, vaca, cachorro, etc...). Quando em contato com o animal, as larvas saem dos ovos e vão para a pele do animal onde fazem um buraquinho (ou pegam pronto) e entram sem ser convidadas.


Pergunte pro sujeito como que esse bicho foi parar ali.

Depois de alojado no tecido subcutâneo, a larva cresce (entre 35 e 50 dias) e depois sai do seu hospedeiro pra virar uma linda mosca de cor metálica ¬¬.

Claro que esta larva não se aloja apenas em bovinos e cachorros, mas em outros animais como as pessoas e claro, este que vos escreve.

Eu estava com uma ferida a mais ou menos 40 dias, e como sou do tipo "deixa que logo melhora", não me preocupei com ela. A ferida nunca cicatrizava e freqüentemente escorria "pus". Eu até desconfiava o que fosse, mas tentei espremer duas vezes sem sucesso até que sábado uma amiga se ofereceu para brincar no meu machucado. Bom, não preciso dizer que ela tinha mais jeito que eu para essas coisas. Mal encostou na ferida e metade do bicho pulou pra fora da minha perna. Um pouco mais de força e ele saiu voando, batendo no braço dela e indo parar no chão.

Muita gente acha isso nojento. Tudo bem, é nojento, mas poxa, eu achei super legal ver aquele verme de cor amarelo-esbranquiçado saindo da minha perna. Claro que não vou começar a criar estes bichos em mim, mas foi uma experiência legal. Agora a ferida já está cicatrizando ^^.

Quem quiser mais informações e imagens sobre bernes, pode consultar nos dois links seguintes.
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=berne.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Berne

Ah claro que tirei foto dele, mas estou com vergonha de colocá-la aqui. Todos que olharam, não acreditaram que um bicho daquele tamanho estava dentro da minha perna.

13 comentários:

Anônimo disse...

Que doideira maluco, aposto que tu estava se sentindo aquele moleque do Naruto (esqueci o nome), que sai uns insetos de dentro dele para ajudar nas batalhas.. :)

E também, claro que lembrei do filme "O exorcista: O início". :)
Achei que tu estava possuído.. uhsahuasasuh

Ricardo Franzen disse...

hahahahaha o Shino só que o bixo não saía e voltava da minha perna a hora que eu queria :P

O Exorcista eu não olhei, por isso não vou comentar nada ^^.

Mas foi muito massa ver aquele bixo saindo quando uma amiga expremia :P

Anônimo disse...

tu congelou ele para mostrar aos netos???

Ricardo Franzen disse...

AUhauhauahau não cheguei a tanto. Mas tirei uma foto dele... ta no celular ^^.

Anônimo disse...

manda pro blog aew, quero ver o bixim bunitim.. qual o tamanho dele?
oua.. tá pegando mal isso... ¬¬"

Ricardo Franzen disse...

auhauhauahuahahauh
cara esse teu comentário pegou MUITO mal. não é daqueles com duplo sentido, na verdade ficou muito g.. auhauhauahua no comments...

A foto ta no cel, uma hora dessas eu tiro ela de la e coloco a foto DO BERNE aqui no blog ok ? hehehe do BERNE. nâo, não eh nome carinhoso. huhuhu

Anônimo disse...

Faça uma correçâo de BIXO para BICHO

Ricardo Franzen disse...

Obrigado Sr. Anônimo. Erros grotescos corrigidos !

Bruna_NM disse...

é serio que esse berne foi com vc?
não deu problema depois?

Ricardo Franzen disse...

Oi Bruna... o da foto (em um olho), não foi em mim não.. foi meramente ilustrativa. Eu tive na perna, mais ou menos um palmo abaixo do joelho... não deu nada depois não, só ficou uma cicatriz pequena =) de resto só as boas lembranças do meu velho amigo ;)

paulynha disse...

nossa que doido,mei nojento o bichim mas deve ter sido engraçado =)

IZA disse...

MANO ISSO E´HORRIVEL EU TO COM UM DESSE NA MINHA BARRIGA !! HOJE EU ESTOU TENTANDO TIRAR ESPERO Q ATE AMANHA SAIA!!!

humer disse...

caraca velho to com 4 aki 2 nas costas e 2 no bicipes cara ja tirei um so falta tres acho q todos deviam exprimentar e uma coisa tao boa uuu vcs nem imaginam

Postar um comentário