Revolução Farroupilha


Em 1835, ou seja, a muito tempo atrás ;) tinha início a Revolução Farroupilha. Foi o conflito armado mais extenço que ocorreu no continente americano.

Bom, os detalhes podem ser lidos no link logo acima. Me limito a dizer que sinto muito orgulho de ser gaúcho e viver nesta maravilhosa terra. O estado que mais lutou para ser brasileiro e que sempre é tão esquecido pelo resto dos ingratos preguiçosos e acomodados do país.

Segue um poema que eu gosto muito. É de autoria de Ângelo Franco.
Eu venho de um lugar onde a gente ACREDITA nos jovens, OUVE os velhos, e RESPEITA o eterno. Eu venho de um lugar onde o canto é de CAMPO e de RIO. Mas sobretudo, eu venho de um lugar onde o homem tem PÁTRIA, PENSA e OPINA: Eu Sou GAÚCHO!!


Vou colcar o Hino Rio-Grandense. Gosto muito dessa letra, acho até mais bonito que o nosso hino Nacional.
Como a aurora precursora
do Farol da divindade,
foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade.

(Estribilho)
Mostremos valor constância
nesta ímpia e injusta guerra;
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda a terra.

Mas não basta p’ra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo;
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.

4 comentários:

Maiquel Diêgo Müller disse...

isso ae, tambem me orgulho muito dessa terra... nao ah lugar melho nesse pais, nao a lugar q tenha tanta historia pra contar e se orgulhar....Viva ao Rio Grande do SUL

Ricardo Franzen disse...

Viva !

Maiquel, cara, me manda o endereço do teu blog! teu perfil não exibe...

valeu pelo comentário!

Anônimo disse...

opa.. bah to sem blog mas to pretendendo começa um novo..
por enquanto so leio

Ricardo Franzen disse...

Bah, então duas vezes obrigado !

Valeu mesmo por ler o meu "cantinho de besteiras" aqui... ehehehe

abração!

Postar um comentário